quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oficina sobre Cidadania

Os técnicos do SPE realizaram no Colégio Municipal de Aracati, com alunos do 7º ano, oficina sobre Valores(onde foi destacado a Cidadania) já que os nossos alunos ainda estão muito distantes de compreenderem o verdadeiro sentido de ser Cidadão.
Procuramos destacar a importância dos direitos e deveres, já que muitos não conhecem o ECA, além disso tiveram a oportunidade de trabalhar em grupo, e ao final apresentaram os trabalhos em forma de paródia, teatro e texto.











A palavra Cidadania vem do latim civitas cujo significado é cidade. A cidadania é exercida a partir de pequenos atos e, com essa consciência, torna -se possivel relacionar vivências do dia-a-dia a situações mais amplas, de modo que o exercicio da cidadania - campo dos direitos e deveres - não fique só na fala e distante da vida cotidiana.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente( lei nº 8.069/1990)

Art 7º A criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de politicas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

2 comentários:

  1. A violencia assusta, e algo que deixar marcas,e
    hoje mas do que nunca a juventude se mata e as autoridades e que estao fazendo. SPE foi amelhor coisa que eu estou vendo acontecer em aracati nesses dias de tanta violencia bem pertinho de todos nos,peço a Deus que o Diassis Garcia e o Rafael tenham força para vencer as inumeras dificuldades que eles iram encontrar nesta longa caminhda.

    ResponderExcluir
  2. E fato que a falta de conhecimento por parte dos pais tem contribuido muito com a indicisplina que acontece na sala de aula, mesmo porque alguns dos
    pais nao estao mem um pouco preocupados com a educaçao de seus filhos jogando toda responsabilidades para a escola. e o que vem acontecendo hoje.

    ResponderExcluir