quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mudar é uma arte, sexualidade ao longo da vida.


A partir dos 11,12 anos acontece uma verdadeira revolução no organismo humano. Meninos e meninas têm que aprender a lidar com um corpo novo e emoções novas.

Os pêlos crescem em várias partes do corpo. A afetividade assume papel central. Quando sentem - se amados e valorizados pelos amigos, desenvolvem melhor auto-estima e autoconfiança.
Os cheiros ficam mais fortes. Glândulas produzem hormônios que estimulam o crescimento acelerado e podem provocar mudanças no comportamento, alterações no humor, passando em segundos da alegria para uma imensa tristeza.

É a adolescência. Nessa fase, hormônios provocam mudanças radicais nas pessoas.

Ser adolescente é deixar de ser criança, ser capaz de pensar sobre si e sobre o mundo,capaz de interferir no mundo e de ...gerar filhos. Por isso, conversar com os adolescentes sobre essas mudanças é fundamental. a saúde - física e psíquica - deles e de quem convive com eles pode depender disso.

SEXO: é o conjunto de características anatômicas e fisiológicas.
SEXUALIDADE: é a própria vida. Envolve, além do nosso corpo, nossa história, nossos costumes, nossas relações afetivas, nossa cultura.

Sexo e sexualidade são duas palavras muito faladas. Mais será que as conversas sobre estes temas ocorrem para todo mundo de forma tranquila?

As questões ligadas à sexualidade são ainda cercadas de tabus e preconceitos. Mesmo assim, as coisas já melhoraram muito em comparação com o começo do século XX.

A escola tem um papel muito importante no desenvolvimento da sexualidade dos jovens.

Entender as mudanças físicas e psíquicas que acontecem na época da adolescência e abrir espaço para discussões sobre sexo e sexualidade são fundamentais para garantir maior igualdade nas relações entre mulheres e homens, diminuir o número de jovens portadores do vírus da AIDS e DST, e reduzir os casos de gravidez na adolescência.

Nós do SPE estamos juntos com você, nessa fase de mudança, que faz parte da vida de todos.

fonte: Sexualidade: Prazer em conhecer.

3 comentários:

  1. Os jovens perderam o verdadeiro sentido da vida , se tornaram inresponsaveisnao respeitam o seu proprio corpo. acredito no trabalho do SPE para mudar essa situaçao em aracati.
    Ja presencei o trabalho do Diassis e do Rafael, eles estam fazendo que muitos poderiam estar apoiando nao so o governo com tambem as entidades
    privadas.

    ResponderExcluir
  2. Quero mandar um forte abraço ao Diassis e ao Rafael pelo pelo o comprometimento dos dois,em nas palestras e nas oficinas que eles realizam
    nas escolas com as familias e alunos.
    E preciso que voçes tenham muita confiança em Deus,
    porque a caminhada e longa e voçes precisarao de muita ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de saber com as familias estao recebendo esse maravilhoso programa que e o SPE,
    pela qualidade do trabalho e pelos exelentes profissionais que o compoe, que sao o Diassis Garcia e o RAfael.vou sugerir ao grupo que faça um enquete no blog.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir